Setor Residêncial

Ao instalar um sistema solar fotovoltaico na sua habitação irá produzir a sua própria energia, deixando assim de depender exclusivamente da energia fornecida pela rede elétrica.

Estes sistemas permitem-lhe poupar energia nas horas em que a tarifa de energia é mais alta recorrendo aos sistemas de acumulação, ou permitindo a articulação dos equipamentos existentes com o autoconsumo direto, é fundamental que a instalação de painéis solares para autoconsumo seja dimensionada de forma proporcional ao seu consumo de forma a obter maior eficiência energética.

No autoconsumo residencial existem duas tipologias de sistemas:

Sem acumulação – toda a energia produzida é consumida instantaneamente. Aqui a filosofia concentrar os consumos durante o dia. O ideal é transitar o máximo de cargas para o período diurno (máquinas de lavar loiça, roupa, bomba piscina) de forma a maximizar a utilização da energia. A energia excedente é vendida à rede.

Com acumulação – Quando existe uma produção solar superior ao consumo, o sistema  armazena em baterias a energia fotovoltaica que sobra da injeção direta no circuito interno da instalação, colocando-a disponível para consumir mais tarde.

As energias renováveis  são sustentáveis e permitem a todas as famílias contribuírem na luta contra as alterações climáticas e na promoção de um ecossistema planetário saudável e seguro.

O seu futuro depende das escolhas que faz hoje!!!